terça-feira, 19 de maio de 2009

QUILOMBO DAS ONZE NEGRAS COM MERCADORES DE LIBERDADE

VIVÊNCIA DOS MERCADORES DE LIBERDADE NO QUILOMBO DAS ONZE NEGRAS
Podemos dizer que foi um sucesso a estada dos MERCADORES DE LIBERDADE no Quilombo das Onze Negras - Cabo de Santo Agostinho, no sábado passado, dia 16 de maio de 2009, logo cedo ao chegar após o delicioso café da manhã, com iguarias de nossa culinária, partimos para conhecer o habitar natural daquele povo de grande relevância para o nosso trabalho de embasamento e auto afirmação. No percusso encontramos criador de peixes, roça de cultivo de mandioga, inhame, batata doce, agricultura de subsistência da localidade e das familias residentes. Ainda no percurso encontramos Dna. Conceição que nos fala com toda simpliscidade das pessoas, das manifestações que antigamente existia como o Grupo de Cavalo Marinho que manteve a diversão e alegria ha muitos anos, embaixo do pé de mangueira. Até hoje guarda na memória e em seu modo de viver a alegria a importância do brinquedo popular.
Também nota-se a perda da identidade devido a falta de interesse dos mais jovens, a busca de dias melhores sem o devido conhecimento de que naquele reduto eles podem construir uma nova maneira de viver, sem deixar que o sistema capitalista ganhe espaço e interfira domine mentes e corações vulneráveis.
Isso claramente é visto na grande especulação imobiliaria e exploração empresarial que vem se alastrando no território do QUILOMBO DAS ONZE NEGRAS pouco a pouco paulatinamente.
Um momento de total empoderamento se deu na volta do passeio, quando passamos juntos a assistir o DVD produzido focando depoimentos de moradores, pessoas do Quilombo das Onze Negras, daí após abrindo uma roda de diálogo somos presenteados com a fala de Dna. Fátima uma das Onze Negras, que versava unicamente sobre a origem e o surgimento da organização DAS ONZE NEGRAS.
MERCADORES DE LIBERDADE NA CELEBRAÇÃO

Realização: IFÁ-RHADHÁ DE ART' NEGRA - ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA
Incentivo: FUNDARPE - FUNCULTURA - GOVERNO DO ESTADO
Apoio Cultural: MTP/PE, ARTEPE.





Nenhum comentário: