domingo, 13 de setembro de 2009

SOBRE O TEATRO EM OLINDA

É constatado uma diversidade cultural emanadas do povo olindense, que a faz diferente das outras cidades pernambucanas, não podemos ficar ausentes em construir programas culturais de boa qualidade, que nos faz lembrar e reviver a efervecência cultural nas ladeiras, bandinhas com retretas no Coreto da Praça da Preguiça, nos tempos passados de Olinda, as belas sacadas, o casario, os templos religiosos, as ruas enfeitadas de pedras calcárias vindas de Portugal, construções edificadas se utilizando, em sua ligaduras óleo de baleia, que era costume daquela época, são cenários de grandes e relevantes acontecimentos, que por conta o tempo se encarregou de colocá-la numa posição de destaque no panorama arquitetônico internacional.
É por conta do fortalecimento da conservação dos costumes, das tradições preservadas de geração a geração entra em cena o MOVIMENTO TEATRAL, nos anos 80, tendo a ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA - ATO, com uma inserção acanhada por falta de experiência dos correlicionários militantes, artistas e atores, movimenta e articula com o contingente de guerreiros valentes e desbravadores sensibilizados atores, artistas e pessoas comuns que ainda acredita que é possível fazer e reviver momentos de rara beleza e está chegando a hora do "O JULGAMENTO DE ANA" e a "A ROTA DAS ARTES".
Olinda cresce populacionalmente e as iniciativas culturais que engrandeça o passado histórico, o erudito e o popular deixa muito a desejar, não atende a demanda que se apresenta a nossa frente, em cada canto de Olinda, ou seja, na Cidade Alta, em Peixinhos, na Cidade Tabajara, em Rio Dôce, no Alto da Bondade, em Aguas Compridas, no Jatobá emfim em cada recanto que compreende a área territorial de Olinda.
Não podemos esquecer do futuro reservado para Olinda e os filhos da terra, que se defini e restabelece a partir de ações que possibilitem o povo a reflexão e atitudes lúcidas e coerentes com os bons costumes, que se estabeleça em cada esquina o ânimo e a necessidade de provar do saudosismo do Bumba-Meu-Boi, da ciranda, do coco-de-roda, do Canto Gregoriano, do Pierot, da Colombina a bailar pelas calçadas do tempo, que não exista espaço para medriocridade, violência e a degradação do ser humano.
Por isso a existência da ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA com seu TEATRO DE RESISTÊNCIA ainda é uma necessidade suprema por que busca uma estética onde esteja agregada a valorização do homem da mulher do ser humano, continuará em frente até quando existir a essência, arcabouço para propiciar uma vida digna para a coletividade menos favorecidos com os bens culturais material e imaterial.

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