sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

MERCADORES DE LIBERDADE


Acontece amanhã dia 30 de Janeiro de 2010, no Espaço Cultural Ilumiara Zumbi, Cidade Tabajara - Olinda, às 1630h. o espetáculo "MERCADORES DE LIBERDADE" de criação e produção do IFÁ-RHADHÁ DE ART´NEGRA. O Espetáculo teve o incentivo do GOVERNO DO ESTADO - FUNDARPE - FUNCULTURA, fez turnê chegando a diversos povoados de QUILOMBOLAS do interior do Estado de Pernambuco (Conceição das Creoulas, Catucá, Onze Negras)ação que faz parte da programação do JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS - OLINDA, realização APACEPE.
O espetáculo traz abordagens e reflexões sobre a questão da negritude, utilizando-se da Poesia de Solano Trindade, poeta pernambucano considerado uma referência para nós militantes no combate de depreciações do negro enquanto integrante da população brasileira, o canto a dança contidas no espetáculo são simbologias, representação da criação do mundo até fatos da cultura negra atuais, contribuição para repensar a questão racial no Brasil.
É muito polêmico a temática trazida pelos artistas do IFÁ-RHADHÁ DE ART´NEGRA onde as pessoas podem se vê como parte participativa e integrante do espetáculo, uma vez que o espetáculo é totalmente baseado em fatos reais do convivio no dia a dia da sociedade brasileira que é o Racismo, a intolerância religiosa, o preconceito, enfim temas herança da escravidão e da "abolição da escravatura" que até hoje nós negras e negras amargamos o peso.

Nenhum comentário: