sábado, 1 de agosto de 2009

TEATRO EM OLINDA - PERNAMBUCO

A Associação de Teatro de Olinda - ATO, vem há mais de 20 anos com os trabalhos direcionados a potencialização do movimento teatral na cidade, infelizmente com poucas conquistas e sem reconhecimento do governo local como deveria, que pelo ponto de vista governamental poderia se manifestar principalmente com cessão de espaço para instalação do Espaço Cultural da ATO, situação que vem perdurando desde que saiu, após três gestões governamentais, do TEATRO POPULAR DO BONSUCESSO onde mantinha um papel importantíssimo de aglutinar pessoas em torno da formação teatral individual como também grupal, o fortalecimento das ações era naquela época ponto fundamental na continuidade dos trabalhos, que de certa forma a falta de sensibilidade, aceitação do governo, nos obriga a conviver com poucas iniciativas para solução de problemas contribuindo para um maior dinamismo do movimento teatral.
Já o Teatro Popular do Bonsucesso, em Olinda, consideramos ainda um marco da resistência teatral, após receber melhorias na parte física, com recursos oriundos do MINC, tem muitas coisas ainda a serem definidas e processadas, dentre elas, o término das obras, e como o teatro vai ser ocupado e de que forma. Muito embora já exista condições de ser utilizado.
A "ATO"- Como uma única Associação do segmento de artes cênicas na cidade, tem metas de ocupar esse espaço. Gerando desse modo: cursos de teatro para a comunidade, apresentações teatrais, debates sobre temas teatrais, fóruns permanentes de teatro a serem estabelecidos, bem como a ocupação organizada do teatro, transformando-o como espaço de referência teatral.
No momento não dispomos de espaço físico onde possamos livremente desempenhar nossas ações, de criação artística, que vem engrandecer tanto o movimento em caráter permanente e não fragmentada como temos feito, pois o nosso interesse e meta, é ocupar o teatro de maneira bastante organizada e sistemática, gerando projetos culturais e sociais através da arte, propriamente através da leitura e da informação que o segmento teatral gera sem precedentes. Hoje estamos em várias comunidades, e temos mais de 20 grupos associados a ato, participando ativamente dos movimentos em suas comunidades, mais precisamos de incentivos, precisamos de uma movimentação Nacional, no sentindo de gerar forças, para que possamos cumprir com nossos objetivos, e gerar um teatro mais forte, e mais crítico da sociedade como um todo, pois como nós sabemos, o teatro nunca deixou de ser político, não é? Blog da ato: atoemmovimento.blogspot.comE-mail: ato.pe@hotmail.com

Nenhum comentário: